6.10.11

Salve, São Jorge!!!

Salve São Jorge!! Resolvi aproveitar meu Blog para de certa forma agradecer por toda proteção e homenagear este Santo Guerreiro!

Vou começar com a música do Zeca Pagodinho - Ogum!

Ela tem uma energia simplesmente INEXPLICAVEL! Em alguns momentos, ao ouvir esta música, dá até vontade de chorar! Quem realmente é devoto, com certeza sente a mesma coisa e entende o que estou dizendo...

Na sequencia, falo um pouco sobre sua história, lenda e curiosidades...

JORGE É DA CAPADÓCIA... SALVE JORGE!!

Ogum - Zeca Pagodinho (Clique no link para ouvir a música)

Eu sou descendente Zulu
Sou um soldado de Ogum
Um devoto dessa imensa legião de Jorge
Eu sincretizado na fé
Sou carregado de axé
E protegido por um cavaleiro nobre
Sim vou à igreja festejar meu protetor
E agradecer por eu ser mais um vencedor
Nas lutas nas batalhas
Sim vou ao terreiro pra bater o meu tambor
Bato cabeça firmo ponto sim senhor
Eu canto pra Ogum
Ogum - Um guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais
Ogum - Ele vem de aruanda ele vence demanda de gente que faz
Ogum - Cavaleiro do céu escudeiro fiel mensageiro da paz
Ogum - Ele nunca balança ele pega na lança ele mata o dragão
Ogum - É quem da confiança pra uma criança virar um leão
Ogum - É um mar de esperança que traz abonança pro meu coração

Deus adiante paz e guia
Encomendo-me a Deus e a virgem Maria minha mãe
Os doze apóstolos meus irmãos
Andarei nesse dia nessa noite
Com meu corpo cercado vigiado e protegido
Pelas as armas de são Jorge
São Jorge sendo com praça na cavalaria
Eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia
Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tendo pé não me alcancem
Tendo mãos não me pegue não me toquem
Tendo olhos não me enxerguem
E nem em pensamento eles possam ter para me fazerem mal
Armas de fogo o meu corpo não alcançara
Facas e lanças se quebrem se o meu corpo tocar
Cordas e correntes se arrebentem se ao meu corpo amarrar
Pois eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Jorge é da Capadócia - SALVE JORGE!



São Jorge foi, de acordo com a tradição, um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. É um dos santos mais venerados no catolicismo e imortalizado no conto em que mata o dragão.

Nasceu no ano de 275 na Capadócia (Turquia) e morreu na Nicomédia com 28 anos em 23 de Abril de 303.

Considerado como um dos mais proeminentes santos militares, sua memória é celebrada no dia 23 de abril e no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele na Lida (Israel), erguida a mando do imperador romano Constantino I e onde se encontram suas relíquias.

SÃO JORGE, A LUA E OS ORIXÁS
A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana. Tal associação se dá porque na religião do candomblé, predominantemente na Bahia, o santo é associado a Ogum, orixá que está associado ao mar e à lua. Na religião da umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.[5]

LENDA DO DRAGÃO E DA PRINCESA
A imagem de São Jorge é representada por um jovem vestido com uma armadura, sentado em um cavalo branco com uma lança atravessando o dragão. A figura do santo está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras.
A lenda mais famosa conta que um dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e atirava fogo contra os muros de uma cidade do Oriente, trazendo morte com seu hálito. Para não destruir toda a cidade, o dragão exigia regularmente que lhe entregassem mulheres para serem devoradas.
Um dia coube à filha do Rei ser oferecida. No momento apareceu um cavaleiro vindo da Capadócia, na atual Turquia, montado em um cavalo. Era São Jorge.
O santo enfrentou o fogo que saía da boca do dragão e as nuvens de fumaça que eram expelidas. Após um combate, São Jorge venceu o dragão, com sua espada e sua lança.

SÃO JORGE NA CULTURA POPULAR
  • As tatuagens com o santo estão entre as que fazem mais sucesso no Brasil.
  • São Jorge é tido como o padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade à Verdade cristã até o fim de seu martírio seja a origem do termo "Fiel", popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.


ORAÇÃO A SÃO JORGE
Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal.
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.
Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo.
São Jorge Rogai por Nós.

Nenhum comentário: